sábado, 20 de abril de 2013

Marketing Multinível x Pirâmide Financeira


Com o crescimento do mercado de vendas diretas e a busca por oportunidades de renda extra, tem aparecido cada vez mais empresas que se propõem a recrutar pessoas para vender produtos, mas, na verdade, funcionam como um esquema em pirâmide, através de marketing multinível.
Dados da Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD) mostram que esse mercado movimentou mais de R$ 26 bilhões em 2010, valor 17,2% maior que em 2009. Esses números comprovam o crescimento desse mercado, que obviamente é formado por empresas sérias, como Avon e Natura, mas também por empresas que já tiveram seus negócios comprovados como pirâmide, onde mais de 99% das pessoas perdem dinheiro.
O propósito deste artigo é explicar sucintamente o que é o marketing multinível e, em seguida, mostrar 5 passos para identificar se a empresa que você tem interesse em ingressar é, na verdade, um esquema em pirâmide, onde você estaria fadado a perder dinheiro.

O que é marketing multinível?

Marketing Multinível (MMN) é um modelo de negócio com uma cadeia infinita de recrutamento de participantes como principais clientes, organizado em uma hierarquia de níveis em um plano de compensação que recompense principalmente aqueles no topo da hierarquia, com o avanço determinado pelo sucesso no recrutamento de novos participantes, que são encorajados a comprar os produtos e recrutar mais participantes, cada um dos quais são encorajados a recrutar ainda mais, e assim por diante.

Como diferenciar um esquema em pirâmide de uma empresa de venda direta legítima?

Na ânsia de ganhar dinheiro fácil ou obter uma renda extra, muitas pessoas entram na primeira oportunidade apresentada, sem ao menos avaliar ou buscar informações se a empresa escolhida se trata de um negócio legítimo ou de uma fraude onde você tem 99% de chance de perder dinheiro.
O excelente site (em inglês) MLM-TheTruth.com foi criado por Jon Taylor, após 15 anos de estudos sobre empresas de MMN, onde foram avaliadas mais de 350 empresas do setor. Taylor, após tanto tempo estudando o tema, elaborou 5 questões bem simples que identificam com grande clareza se uma empresa de marketing multinível é legítima ou fraudulenta.

5 passos para identificar um esquema em pirâmide

Analisando o plano de recompensas das empresas de marketing multinível de recrutamento, é possível identificar esses cinco fatores:
  1. recrutamento de participantes é ilimitado, numa cadeia interminável de recrutadores motivados a recrutar novos recrutadores;
  2. avanço na hierarquia de múltiplos níveis de participantes (vendedor, distribuidor, associado…) é alcançado pelo recrutamento, ao invés de nomeação ou seleção;
  3. Aquisição periódica de produtos (produtos da empresa ou venda de ferramentas, seguros, treinamentos…) pelos participantes é pré-requisito para receber comissões avançar no negócio (pagar para participar);
  4. A empresa paga comissões e/ou bônus para mais de quatro níveis de participantes;
  5. Para cada venda, o pagamento da empresa para os participantes acima na cadeia iguala ou excede o que a pessoa realmente vender o produto, criando um incentivo insuficiente para vender produtos diretamente e um incentivo excessivo para recrutar novos participantes.
Como pode ser visto, não é difícil identificar se uma empresa é legítima ou quer apenas “roubar” o seu dinheiro.


Algumas empresas já avaliadas

O também excelente site “Indústria da Decepção” já avaliou diversas empresas, entre elas as famosas Amway e Herbalife, além da Dinastia Soluções Financeiras, que tem sido alvo de intensas discussões no artigo “Fraude bilionária através de pirâmide financeira“, e os resultados apresentados não foram nada bons para as empresas. Recomendo fortemente a leitura desses artigos para quem tiver interesse em entrar nessas empresas.

O que achou do artigo?

Após a leitura desse texto, ainda ficou com alguma dúvida? Já conhecia o marketing multinível ou pensa em entrar em algum negócio nesse setor? Deixe um comentário e contribua com essa importante discussão.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário